PUBLIQUE SEU LIVRO

Leia com atenção cada item deste Programa Editorial.

1 - Apresentação do Programa

Todos nós sabemos das dificuldades do autor brasileiro para publicar seus primeiros trabalhos. As editoras, de um modo geral, não abrem espaço para os novos a menos que estejam "patrocinados" por um bom programa de marketing. Resta ao autor, então, patrocinar sua própria obra, o que nem sempre é possível tendo em vista os altos custos gráficos. Diante destes obstáculos, muitos talentos se perdem e, não raro, excelentes trabalhos acabam naquela velha gaveta de refugos.

2 - O que pode ser feito

Para atender, principalmente, os autores de baixo poder aquisitivo, a Cactus Editora desenvolveu um sistema de produção editorial que permite pequenas tiragens (a partir de 50 exemplares). Desta forma, o autor não precisa fazer grandes investimentos para ter seu livro publicado. Ele pode ir investindo aos poucos no seu trabalho, providenciando pequenas reedições à medida que for vendendo seus livros e precisar de mais exemplares.

3 - Conteúdo e número de páginas

O programa de "pequenas tiragens" destina-se à produção de livros de poesias, romances, religiosos, ficção, pesquisas, monografias, livros didáticos e outros, com o máximo (recomendável) de 300 páginas. Os miolos dos livros são impressos em p/b (impressão em preto sobre papel branco). A capa é impressa em policromia (à cores), e pode ser plastificada (bopp) com ou sem orelhas (o autor decide). 

Nota: não publicamos livros de pornografia, de caráter racista ou que faça apologia à violência ou ao uso de drogas ou qualquer tipo de ilícito

4 - Envio dos originais

Os originais (digitados em word) devem ser enviados, via e-mail para a Cactus Editora, na mesma sequência em que os artigos, poesias, capítulos etc. devem ser publicados. Os autores devem reservar as três primeiras páginas para folhas de rosto e créditos.

Os originais já deverão vir revisados.(*) Desenhos, ilustrações, fotos ou textos para orelhas, capa ou contracapa devem ser enviados juntamente com o arquivo do livro. Na ocasião do envio dos originais, o autor deve informar os seus dados pessoais completos (inclusive endereço com CEP) para que possamos calcular o valor do frete (Correios) que será incluído no orçamento.

* Caso deseje, o autor pode contratar o serviço de revisão da editora (serviço a parte)

 

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

Leia atentamente cada item e imprima este documento. No caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (84) 99622-4654.

 

1 - Diagramação, paginação e capa

Depois de avaliar os originais, a Departamento Editorial da Editora Cactus envia o orçamento detalhado (no prazo médio de uma semana) para a aprovação do autor. Se aprovado, o Departamento Editorial se encarrega de diagramar, paginar e produzir o miolo e a capa do livro. A seguir, a arte-final é enviada em PDF, por email, ao autor para aprovação final. Concluída esta etapa, o livro é enviado para registro no ISBN e confecção da Ficha Catalográfica. Quando da liberação do código de barras e da ficha catalográfica a obra é impressa e encadernada nos padrões do item 2 (padrão convencional de livros)

 

2 - Especificações técnicas

Os livros têm o formato padrão de 15 x 21,0 cms, com miolo impresso em papel 75g/m² e capa em policromia (colorida) impressa em papel offset 75 gms ou similar. O acabamento é em formato livro (com lombada).

Obs. Oferecemos outros formatos de tamanho e papeis. Para tais, consulte a editora.

 3 - Prazos

O prazo médio de produção é de 45 dias, após a contratação do serviço (data em que é efetuado o depósito da taxa inicial).

É fundamental, contudo, (reiteramos) que os originais enviados já estejam revisados, ou caso deseje, o autor pode contratar o serviço de revisão da editora. Alterações posteriores à diagramação devem se limitar a pequenos detalhes. O cumprimento dos nossos prazos depende disso. No caso das alterações pedidas requererem uma nova diagramação do livro, ou se a quantidade de "consertos", supressões e acréscimos de texto estiverem acima da razoabilidade, será cobrado uma taxa de diagramação, a ser informada previamente pelo Departamento Editorial. Da mesma forma, o prazo de 45 dias, nestes casos, começará a contar a partir da liberação da nova arte-final.

NOTA IMPORTANTE:

  1. A despesa de remessa via Correios, sob a forma de encomenda registrada (PAC ou Sedex) é de responsabilidade do autor.

4 - Condição de pagamento:

Por transferência bancária, sendo 50% na aprovação da arte final, liberando o livro para impressão, e 50% no final do serviço, quando os livros estiverem prontos para remessa*.

* A remessa é feita via Correios, sob a forma de encomenda registrada (PAC) ou SEDEX, os valores também estarão no orçamento. Ou, quando na sede da Editora, retirados no local.

5 - Tiragem mínima

A tiragem mínima possível é de 50 exemplares na primeira edição e de 25 exemplares na reimpressão. É permitido fazer quantas reimpressões o autor desejar e nas quantidades desejadas (acima de 25 unidades). Não há novo registro para reimpressão.

ATENÇÃO

Antes de qualquer providência, entre em contato com Cactus Editora pelo email: cactuseditora@gmail.com ou (de preferência) pelo telefone (84) 99622-4654 e fale com Francisco Costa. Não mande dinheiro, cheque ou originais sem esse contato prévio. É preciso, antes, verificar nossas disponibilidades operacionais e se temos ou não condições de produzir a sua obra dentro dos padrões apresentados no nosso Programa Editorial.

Veja, a seguir, algumas Dúvidas mais comuns antes de tomar qualquer providência. Restando alguma dúvida, ligue para nós.

DÚVIDAS FREQUENTES

1 - Quem ficará com os Direitos Autorais do meu livro?

- Os Direitos Autorais são do escritor. A Editora Cactus cuida apenas da produção gráfica do livro, como Prestadora de Serviços.

2 - A Editora Cactus pode providenciar, a pedido do autor, o registro dos Direitos Autorais?

Todos os livros produzidos pela Cactus Editora são registrados na Câmara Brasileira do Livro e no Institute Service  Book Number (ISBN) e código de barras, o que garante o Direito do Autor. Você pode obter mais informações na Câmara Brasileira do Livro - CNPJ: 60.792.942/0001-81 - R. Cristiano Viana, 91, Pinheiros - São Paulo SP / CEP: 05411-000

3 - Posso escolher o tipo de letra a ser utilizado no meu livro?

- Pode. Basta enviar, junto os originais, um arquivo com a(s) fonte(s) desejada(s).

4 - Posso utilizar fotos ou ilustrações no miolo do livro?

- Pode desde que assuma responsabilidade pela qualidade final da impressão. Pessoas nem sempre ficam "mais bonitas" nas fotos e as ilustrações nem sempre se prestam a boas reproduções. As fotos e ilustrações da capa podem ser coloridas. Pede-se que fotos e imagens tenham, no mínimo, 300 pixels de resolução.

5 - Posso dar sugestões sobre a capa?

- Você pode escolher as cores, o tipo de letra etc. porém lembramos que as capas, tal como os miolos, seguem padrões predefinidos pelo nosso departamento de arte. No caso de desejar uma capa com produção especial, ligue para nós a fim de inteirar-se a respeito e verificar custos.

6 - Posso publicar o meu livro em parceria com outro(s) autor(es)?

- Pode. Neste caso, os autores devem nomear um dentre eles, que os representará junto à Editora Cactus durante o processo de edição e impressão.

7- A Editora Cactus comercializa os livros de novos autores?

- Sim, desde que autorizado pelo(s) autor(es). O trabalho da Editora Cactus restringe-se a produção, registro e impressão do livro, contudo, caso o autor autorize, deve informar o valor de capa para venda. A Editora Cactus reterá 10% do valor vendido a título de custos operacionais. 

* Oferecemos ao autor, em nosso site, a descrição de sua obra em nosso site e a indicação de contato com o autor.

8 - Posso pedir acertos no livro após a finalização da arte?

- Pode. Basta indicar, na arte recebida, o número da página, o número da linha, e o que deve ser modificado. Importante, porém, que tais acertos não impliquem em nova diagramação do livro. Ocorrendo tal situação, será cobrada uma taxa extra de diagramação.

9 - Posso aplicar fotos ou outras imagens coloridas no miolo do livro?

Sim, mas o custo não será o mesmo, precisará ser recalculado.

10- A Cactus Editora só trabalha com pequenas tiragens?

- Não, atendemos também grandes tiragens.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Ligue para (84) 99622 - 4654 ou email para cactuseditora@gmail.com